22 de junho de 2020
Na última quarta –feira, 17, os agentes de trânsito Jorge e Emerson (foto acima), da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana do Município de Guarulhos, durante trabalho rotineiro da fiscalização de trânsito na avenida Paulo Faccini, por volta das 7:20 da manhã, foram abordados por uma moça que chorava e demonstrava muito nervosismo. Ela contou aos agentes que no dia anterior fora vítima de assédio sexual no interior do transporte coletivo e apontou um indivíduo que passava naquele momento pela calçada como ator do atentado.
Após tomarem conhecimento dos fatos os agentes abordaram o elemento suspeito e com o apoio de uma patrulha da Polícia Militar que passava no local naquele momento conduziram-no à delegacia de polícia.
A autoridade policial entendeu que possível conduta do homem detido pelos agentes de trânsito se enquadra na descrição do artigo 215A do Código Penal Brasileiro: praticar contra alguém e sem sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou de terceiros. Foi instaurado inquérito policial e posteriormente mais cinco mulheres se declararam vítimas do mesmo indivíduo.
Ressalta-se que os agentes de trânsito são os primeiros entes públicos que populares podem encontrar na via pública em situações de risco, embora o oficio destes profissionais enquadre-se na função de polícia administrativa do trânsito, mas independente disso estão sempre dispostos a atender apelos de socorro emanados por cidadãos que se sentirem ameaçados e ajudar naquilo que for possível para contribuir com a segurança.